Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum e através de pequenas injeções nos músculos da mímica facial, levam ao relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas. A toxina começa a fazer efeito a partir do terceiro dia da aplicação e em 14 dias já tem seu efeito completo.
Depois esse efeito perdura por cerca de três a seis meses, desaparecendo gradativamente nesse período.
Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção. A maquiagem pode ser usada após o tratamento, e pedimos que pelo menos nas primeiras 4 horas após a aplicação não seja realizada atividade física intensa.
A toxina botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão dinâmicas, por isso falamos em ação preventiva da toxina.
A transpiração excessiva pode ser tratada com injeções diluídas da toxina botulínica, diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés. Há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio, e as injeções podem ser repetidas indefinidamente, uma ou duas vezes por ano.
Fale com a Dra. Anelisa Paes